Programas de Educação

Os programas de educação e matemática têm os maiores rendimentos médios
estimados ao longo da vida. Os graduados com esses diplomas trabalhando em
seus campos provavelmente estão aplicando as habilidades adquiridas no
ensino superior. O argumento da sinalização pode ser mais convincente para
trabalhadores que se formam em programas gerais de artes ou humanidades.
Para eles, a ligação entre suas tarefas ocupacionais e as habilidades que
desenvolvem na faculdade pode ser menos evidente.
É plausível que eles já possuíssem a produtividade que os empregadores
valorizam antes de entrar na faculdade e que simplesmente usem a faculdade
para sinalizar essas habilidades para o mercado de trabalho. Mas a ausência de
consenso sobre o quanto os alunos aprendem em diferentes programas
universitários deixa o importante papel que a sinalização pode desempenhar a
longo prazo ainda a ser determinado. Benefícios não pecuniários da faculdade
Embora nossa análise até agora tenha enfatizado os retornos pecuniários da
faculdade, cursar uma faculdade também traz benefícios não pecuniários.
A própria vida universitária oferece mais do que experiências em sala de aula.
Os alunos gostam de passar o tempo na companhia de outros de sua idade,
participando de clubes e esportes aos quais não teriam acesso facilmente de
outra forma e satisfazendo sua curiosidade intelectual. Depois de concluir a
faculdade, os alunos podem antecipar outros benefícios não pecuniários dentro
e fora do mercado de trabalho. Por exemplo, evidências recentes mostram que,
mesmo após o controle de diferentes medidas de antecedentes familiares e
renda, os trabalhadores com mais escolaridade mantêm empregos que
oferecem uma maior sensação de realização, mais independência e
oportunidades de criatividade e mais interações sociais do que empregos
disponíveis para graduados não universitários. Unoeste cnpq