Ações Prioritárias em Nível Nacional

1) Fim da discriminação, fusão de pesquisa e educação, participação estudantil,
liberdade acadêmica e autogoverno institucional 2) Expansão do acesso às
faculdades nos países em desenvolvimento e prestação de serviços que
atendam às necessidades 3) Articulações entre ensino secundário e educação
ao longo da vida, e implementação de formação assistida 4) Diminuição das
lacunas entre países industrializados e em desenvolvimento através da
cooperação da indústria e dos governos nacionais.
Tendências na Assistência Japonesa – A assistência do Japão ao ensino
superior, fora da Cooperação Técnica implementada pela JICA, inclui a
subvenção do Ministério das Relações Exteriores, ajuda de empréstimo do
Banco Japonês de Cooperação Internacional (JBIC) e aceitação de estudantes
estrangeiros e auxílio à pesquisa do Ministério da Educação, Cultura, Esportes,
Ciência e Tecnologia (MEXT). Sob o lema “Desenvolver um país significa
desenvolver seu povo”, a prioridade da ODA do Japão foi colocada no
desenvolvimento de recursos humanos nas áreas de ensino superior e ensino
técnico, pois acredita-se que contribuam diretamente para a atividade econômica
e o progresso tecnológico.
Por isso, até a década de 1980, a principal área de ajuda era aquela direcionada
à criação e expansão de faculdades/departamentos nas áreas tecnológicas e
científicas. No entanto, na segunda metade da década de 1980, começou a ser
implementada assistência para melhorar a capacidade de pesquisa de
faculdades de pós-graduação e centros de pesquisa em uma gama mais ampla
de campos. Unoeste quanto tempo dura uma faculdade de enfermagem